sexta-feira, 15 de julho de 2016

OS PERIGOS QUE UM SERVO ENFRENTA.

 Jesus veio a este mundo para servir, Ele sendo Deus esvaziou-se de sua glória e tomando uma forma de filho veio em obediência e exemplo de humildade, fazendo grandes sinais e prodígios, anunciando o Reino de Deus, trazendo libertação e mostrando o caminho de salvação para uma vida eterna. Seu caminho foi um grande exemplo, talvez um dos seus maiores desafios que Ele enfrentou foi o de servir, ou seja, tomando uma forma de servo sendo o próprio Deus, Ele poderia fazer todas as coisas por uma maneira automática usando seu poder, encolhendo os caminhos, fazendo uso de um Deus Todo-Poderoso, porém foi uma grande lição ao qual nos deu para que nós pudéssemos seguir seus passos, o apóstolo Paulo escreveu: “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo”. (1ª Coríntios 11:1). Devemos seguir seus passos, sermos bons servos como Ele foi, nos cuidando dos perigos do servir, não o servir com obrigação ou desleixo, mas com alegria, abdicação e acima de tudo com amor, uma verdadeira arte.
A arte em servir é algo maravilhoso, para servirmos alguém em primeiro lugar temos saber o que estamos fazendo, tendo as habilidades necessárias para que o servir não seja um desastre, Jesus era um Mestre em servir e todos se maravilhavam da maneira como Ele se preocupava e ajudava para que as vidas das pessoas que O cercavam se tornasse uma caminhada mais leve e uma vida em abundância.
        Como servos de Deus procuramos receber de Deus seus ensinamentos e com responsabilidades tentamos o que um bom servo deve fazer, e nestas atividades de servir chegamos bem perto de Deus para entender Sua vontade e assim fazer conforme Seu querer, o bom servo é obediente e aplicado, fazendo tudo para agradar o seu Senhor, no evangelho de Marcos capítulo 10 e no versículo 45 está escrito: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".·.
Jesus Cristo foi o maior exemplo de servo, ele como homem, filho, fez um lindo papel de servir. Muitos hoje querem ser servido, porém o próprio Deus veio a este mundo nos mostrar, ensinar a arte de servir alguém e nesta aproximação de aprendizado com Deus de como se serve as pessoas, muitas das vezes invertemos os papéis e acabamos cometendo erros gravíssimos, onde então entramos em áreas de perigo. Por exemplo:
 O PERIGO DO CONTROLE ILIMITADO: “Em vez de permanecer sempre como um servo de Deus e das pessoas, em vez de ser um exemplo de humildade, maleabilidade e altruísmo”. Jim Jones foi-se corrompendo até não passar de uma casca vazia de autoritarismo, sensualidade e irresponsabilidade... (pag.152 do livro Eu um servo? Charles Swindoll). Um dos grandes perigos é de nos tornarmos líderes autoritários, fora da verdade e colocar pessoas em perigos ao ponto de que elas nos seguem cegamente, quando deixamos subir para a cabeça e saímos da condição de servos de Deus e passamos a exercer nossas próprias ideias levando as pessoas a se submeterem não ao verdadeiro servir, mas ao controle ilimitado do homem, isso é um grande perigo, devemos lembrar que se somos servos. Devemos obediência, submissão, dedicação e prestação de contas ao nosso Senhor Jesus Cristo, por receber de Jesus o treinamento de servir as pessoas, e pela promessa Deste Deus oramos, aconselhamos, ajudando as pessoas serem melhores sucedidas, muitas vezes corremos o perigo de pensarmos que possuímos poderes especiais, quando na verdade este poder vem de Deus.
 O PERIGO DE PENSARMOS QUE POSSUIMOS PODERES ESPECIAIS DE NÓS MESMOS: “Não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.” (2ª Coríntios 3:5).
  Tudo o que temos vem de Deus, portanto temos que cuidar para não cair neste perigo, quando oramos por alguém enfermo e este recebe a cura, devemos sempre exaltar a Deus, pois foi Ele quem curou, Ele é que tem o poder, toda honra e glória seja dada a Ele! Nós somos apenas o instrumento, Deus é o Todo-Poderoso, o servo só obedece Ao Senhor é quem faz o milagre! Deus faz maravilhas através de um servo que se dispõe a servir com fidelidade e nos usa em Suas mãos para ajudar alguém, às vezes quem precisa de ajuda somos nós, todos têm seus problemas em suas diversas áreas.
 O PERIGO DE PENSARMOS QUE SENDO SERVOS DE DEUS NUNCA TEREMOS PROBLEMAS: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos”. (2ª Coríntios 4: 8,9). Mesmo sendo servos de Deus temos nossos problemas dia-a-dia e precisamos saber lidar com isto, até mesmo o próprio Senhor, teve fome, sede, angústia, etc... se Ele tendo dupla natureza passou por tudo isto o que resta para nós? Temos que aprender com nosso Senhor como lidar com nossos problemas e por sua vez quando somos bons naquilo em que servimos também é motivo de nos preocupar com o nosso ego. Como seres humanos gostamos muito de aplausos.
 PERIGO DOS APLAUSOS: Seres humanos gostam muito de ser reconhecidos, de ganhar aplausos, para muitos a motivação deles é o elogio constante, gostam da bajulação e se não são reconhecidos nada fazem, tornando-se servos inúteis. Exemplo clássico disto encontramos no Velho Testamento na vida do moço de Eliseu, Geazi. Era Eliseu o profeta de Deus e era o homem de Deus quem dava as coordenadas ao seu moço para fazer o serviço, porém quem era usado por Deus era o profeta, não o servo. O profeta fazia os milagres de Deus e Geazi muitas das vezes não recebia os aplausos, mas sim Eliseu.
 Geazi teve este problema, ele tinha que obedecer a Eliseu em tudo e na vida deste servo aconteceu fatos que hoje nos deixa em alerta para não cairmos no mesmo perigo em que ele caiu. Tentações e Reações, quando a mulher sunamita chegou aos pés do profeta Eliseu, o moço tentou tirá-la dos pés do profeta, ele ainda não entedia o mistério do fato ocorrido, porém Deus já tinha revelado ao profeta a circunstância da situação da alma da mulher, nem sempre o servo sabe todas as coisas, ele deve se colocar em seu lugar, também com o papel de companheiro de jornada teria de se cuidar para não se tornar demasiado protetor e ser possessivo ao ponto de interferir nas ações do homem de Deus.
 O PERIGO SUPERPROTEÇÃO E POSSESSIVIDADE: O moço tentou superproteger o profeta, às vezes não entendemos perfeitamente o plano de Deus, outro exemplo foi quando Pedro cortou a orelha do soldado Malco, tentando defender, proteger Jesus. Não temos o direito de interferir nas decisões do homem de Deus, não podemos decidir por ele. Temos apenas que servir com alegria, e quando servimos com alegria, temos plena satisfação e não nos preocupamos em ser reconhecidos, pois como servos queremos fazer bem a “arte do servir”. Quando servimos, prestamos ajuda à alguém e muitas das vezes não teremos o devido reconhecimento.
 O PERIGO DE SER USADO E NÃO SER RECONHECIDO: Quando houve morte na panela, foi Geazi que fez todo o trabalho, mas fora Eliseu que recebera os créditos, devemos lembrar o que diz em Hebreus 6:10: “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos”. Deus é majestoso e muito em poder, glória e riqueza, Ele é quem nos recompensará e distribuirá em nossas vidas o poder e bênçãos sem medidas. Temos que ter o cuidado para que o orgulho não entre em nossas vidas e acabamos nos orgulhando do que somos. Toda a honra pertence a Deus.
O PERIGO DO DESRESPEITO E DO RESSENTIMENTO: Quando Naamã foi ter com o profeta de Deus, a fim de receber a cura de sua lepra, não foi Eliseu que foi ao seu encontro, porém Eliseu enviou o seu moço para dar as ordens à Naamã, de como ele deveria fazer para se livrar de sua lepra e Naamã ficou ofendido com isto, pois pensava que o próprio profeta iria ao seu encontro e Naamã expressou esta frustração para Geazi. Aparentemente quem deveria ouvir estas palavras não era o moço de Eliseu, mas sim o profeta, porém está escrito em 2ª Timóteo 2:24-26 “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos aptos para ensinar, sofredor;
Instruindo com mansidão os que resistem a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos”.  O servo deve ter esta sabedoria quando se encontra com tais situações.
PERIGO DA GANÂNCIA: Este é um sério problema, a ganância, o dinheiro, Geazi colocou tudo a perder por causa do amor ao dinheiro, usou o nome do profeta, mentiu, fez algo terrível e caiu no perigo da ganância, temos que aprender a confiar em Deus e de modo algum deixar este perigo nos atingir, devemos nos cuidar financeiramente, o diabo trabalha muito nesta parte, quando não temos, queremos ter e fazemos a quaisquer custos, até mesmo mentindo e às vezes temos e não sabemos administrar, não somos bons mordomos, distribuímos errado ou nem distribuímos, acabamos guardando tesouros para nós aqui nesta terra, onde a traça come e a ferrugem corrói. Temos que saber o que fazer com o dinheiro que Deus coloca em nossas mãos, Ele em tudo nos sustentará, não deixará faltar nada, nem a nós ou nossa descendência.

 Geazi caiu neste perigo e acabou leproso. Se a motivação de Geazi não fosse o dinheiro, mas sim o servir a Deus com integridade ele seria o próximo sucessor de Eliseu tendo uma vida de servir realizada e descobriria que é melhor servir do que ser servido, só serve quem está habilitado para servir, pois servir é uma arte que nos traz grande alegria, paz e realizações, exemplo disto é que na festa das bodas do cordeiro Ele mesmo nos servirá, só serve quem está apto para tal, que Deus nos dê graça e sabedoria em aprendermos com ele ARTE DE SERVIR. A ARTE DE SER FELIZ, sem esperar recompensas terrenas aguardando o galardão que o Justo Juiz trará consigo e nos entregará no dia da redenção.

Pr. Paulo Jacob